09/03/2009

LETRA DO HINO DE BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

Este senhor é Luis Saraiva Leão autor da letra do hino de Boqueirão do Piauí.

Visitei seu Saraiva em sua casa, aqui em Boqueirão, numa manhã de sexta-feira e ele bastante feliz.

Com seus 84 anos, apesar de abatido pela doença, o Sr. Saraiva ainda conversa com muita lucidez e continua apaixonado por comunicação, aliás, quando procurava a letra do hino em algumas pastas com papeis, vi vários textos que remetia a este assunto.

Na década de oitenta o Sr. Saraiva inclusive tinha montado um sistema externo de rádio que se chamava "Voz Dinâmica Progressiva" que funcionava com altos falantes fixos. Através deste meio ele passava avisos e comunicava os acontecimentos locais importantes e até nacionais.

Durante a conversa disse que ia escrever sobre ele na internet e expliquei como funcionava este moderno sistema. Ele ficou encantado, também ficou admirado com a tecnologia da máquina digital quando tirei fotos dele e em seguida o mostrei como ficou. Ele disse que no seu dia-a-dia é a televisão que o ajuda a ficar bem informado.

Seu Saraiva Leão se sente ressentido por não ver sua obra sendo valorizada e disse que gostaria de ter mais disposição para montar um jornal local.

Ao me despedir ele disse que ficou emocionado com a visita e lembrou do meu avô Manuel Balduino dizendo que foi um grande homem.

Conheça agora a letra do hino de Boqueirão do Piauí

Deus te salve Boqueirão querida, / Emergindo dos teus areais. / Ladeada com borda da mata, / Circundada com os teus palmeirais. / Nossos corações batem mais fortes, / Ó ditosa filha dos brejais, / Sentindo o cumprimento dos sonhos, / Que há seu tempo tornam-se reais.

REFRÃO - Esta cidade que vimos nascer,
/ Mais bela e forte, / Há de lutar e vencer (bis).

Vindo sombras cobrir teu caminho, / Se teu alvo tende escurecer, / Ser valente, ó cidade menina, / Vem à luz do progresso ascender, / Com o teu caminho iluminado, / Lutarás com trabalho o ardor, / Na conquista do ideal mais puro, / Na batalha mostra teu valor.

Teus filhos esperam tão somente, / Que observes a lei do teu Deus, / Que te inclines a fonte da vida, / A beber os eflúvios dos céus. / Que te inspires no exemplo dos fortes, / Pois assim tu terás no porvir, / Uma estrada juncada de flores, / E a vitória te fará sorrir.