01/09/2010

BOQUEIRÁO DO PAIUÍ: PERSPECTIVA GEOGRÁFICA E HISTÓRICA

As informações aqui contidas é o resultado de um levantamento sobre os aspectos gerais do município, através de pesquisas em documentos oficiais, entrevistas com antigos moradores e análise do autor que é contemporâneo de parte da história do lugar.


ASPECTOS GEOGRÁFICOS

O município de Boqueirão do Piauí foi criado pela Lei nº 4.680 de 26/01/1994, compreendendo uma área de 269,802 km² (IBGE/2019). Possui uma população de 6.407 de habitantes (IBGE/2019) e está localizado na microrregião de Campo Maior tendo como limites ao norte os municípios de Boa Hora e Capitão de Campos, ao sul Cocal de Telha e Nossa Senhora de Nazaré, a leste Capitão de Campos e Cocal de Telha, e a oeste Nossa Senhora de Nazaré, Cabeceiras do Piauí e Boa Hora (CPRM/2004).

Boqueirão do Piauí - 2020
Boqueirão do Piauí - 2010

A sede municipal tem as coordenadas geográficas de 04°29’13” de latitude sul e 42°04’26” de longitude oeste e dista cerca de 130 km de Teresina. O principal acesso à cidade é feita pela PI 331 que liga a BR 343 e encontra-se totalmente asfaltada num percurso de 22 km.

Está localizado numa região de clima tropical e a vegetação apresenta transições vegetais da caatinga ao cerrado com presença de floresta ciliar de carnaúba, caatinga de várzea e cocais de babaçu. Sua geomorfologia pertence à região de cobertura sedimentares, apresenta superfície aplainada com partes suavemente onduladas e altitudes variando de 150 a 300 metros com presença de áreas deprimidas que formam lagoas temporárias.

Na hidrografia do município se destaca o curso do Rio Longá, pertencente à Bacia do Parnaíba, que passa à apenas 3 km da sede e recebe águas de vários afluentes e subafluentes como o Rio Titata, Riacho Fundo, Riacho dos Macacos e diversos brejos. O Rio Longá nasce no município de Alto Longá e desemboca no Rio Parnaíba no município de Buriti dos Lopes.

Barragem do Rio Longá - Boqueirão do Piauí
Cocais de Babaçu - Boqueirão do Piauí
__________
ASPECTOS ECONÔMICOS

Sobre os aspectos demográficos e socioeconômicos, o IDHM do município é de 0,560 (IBGE/2010), considerado baixo. Apresenta uma renda per capita de R$ 6.380,50 (IBGE/2017) sendo que a administração pública possui o maior peso na economia local. Não possui indústria e o comércio é varejista, especialmente produtos alimentícios vestuários e bebidas que ajuda a movimentar a economia local.

“A agricultura se baseia na produção sazonal de feijão, arroz, mandioca e milho” (CPRM/2004) e áreas de plantação de caju que vem se expandido nos últimos anos, mas ainda subaproveitado. As atividades extrativistas também são praticadas, porém com pouca representatividade, entre as quais se destaca a produção do azeite de babaçu, o azeite de pequi e a extração da palha da carnaúba.

Existe um número expressivo de profissionais das áreas de construção civil e de montagem industrial, conhecidos como trecheiros, que geralmente migram para os grandes centros urbanos do país sendo importante fonte de recursos injetados na economia local.


ASPECTOS HISTÓRICOS


São poucas as informações sobre o lugar ter o nome de Boqueirão, mas de acordo com o historiador Celson Chaves (2021) “era comum nome de fazenda Boqueirão. Existiam várias no Piauí Colonial. As que permanecem certamente são recentes. Coisa de um século e meio”. Ele relata ainda que o território da freguesia de Santo Antônio do Surubim, atual Campo Maior município do qual Boqueirão do Piauí foi desmembrado, possuía algumas fazendas e sítios com essa denominação.

Segundo Chaves (2021), a colonização do povoado se deu de forma lenta, pois “a criação de currais forjava um povoamento disperso na região”.  Somente na década de 1950, com o aumento no número de fazendas, sítios e os fluxos de romeiros atraídos pelo festejo das almas no antigo cemitério do Boqueirão, possibilitou a edificação de uma capela em 1957, Capela de Nossa Senhora da Conceição, onde no entorno se formou um núcleo urbano da povoação. A comunidade passou a se chamar Conceição do Boqueirão.
___________
(Imagem: Dona Ozória, uma das primeiras moradoras de Boqueirão)

__________
ASPECTOS CULTURAIS

A cultura popular do município é baseada na típica rotina do interior nordestino, presente na culinária, festividades, religiosidade...

Na culinária podemos destacar o surubim com leite de coco, como um ótimo prato. O beneficiamento da mandioca, nas 32 casas de farinha ativas no município, é expressão importante da cultura local, onde as famílias se juntam em regime de colaboração e confraternização para a realização da farinhada. Em 2021 o município ganhou um evento denominado Festival de Farinhada.

Nas festividades do município se destacam a realização de novenas e festejos da Igreja Católica nas comunidades e na sede; a dança de São Gonçalo; a dança do Boi de Reisado; as vaquejadas; encontros de umbanda e outras manifestações culturais. A população é de maioria católica, no entanto a comunidade evangélica vem crescendo nos últimos anos, com destaque para a Assembleia de Deus que está presente no município desde a década de 1960.
______________
REFERÊNCIAS

CPRM – SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea: diagnóstico do município de Boqueirão do Piauí. Fortaleza, 2004. Disponível em: http://rigeo.cprm.gov.br/bitstream/doc/15752/1/Rel_BoqueiraodoPiaui.pdf.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE). Disponível em: https://projetoacademico.com.br/como-citar-ibge-em-trabalho/. 

NUNES JUNIOR, A. B. (Mestre em Geografia - 2021 e Professor da Educação Básica do município de Boqueirão do Piauí).